ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO

O assentamento do painel em paredes deverá se proceder a partir dos seguintes passos:

OPERAÇÕES DE ASSENTAMENTO

1) SERVIÇOS PRELIMINARES

2) APLICAÇÃO DA ARGAMASSA COLANTE

3) COLOCAÇÃO DAS PLACAS

4) EXECUÇÃO DAS JUNTAS

1) SERVIÇOS PRELIMINARES

 

Antes de iniciar o assentamento propriamente dito, os seguintes serviços devem ser realizados: Verificar o esquadro e as dimensões da base a ser revestida para definição da largura das peças, buscando reduzir o número de recortes e o melhor posicionamento destes. Colocar sobre a superfície a ser revestida, as juntas horizontais e verticais entre as placas. Marcar os alinhamentos das primeiras fiadas com ajuda de um nivel lacer , nos dois sentidos, com linhas, servindo então de referência para as demais fiadas, ou então a partir da fixação de uma régua de alumínio junto à base. Arranjar as peças de forma que sejam feitos cortes iguais nos lados opostos à superfície a ser revestida. Planejar a colocação das peças com relação à paginação do painel.

2) APLICAÇÃO DA ARGAMASSA COLANTE

 

Preparando a Argamassa Preparar a argamassa manualmente ou em misturador mecânico limpo, adicionando-se a água, na quantidade recomendada na embalagem do produto, até que seja verificada homogeneidade da mistura. A consistência ideal da mistura poderá ser observada aplicando-se um pouco de argamassa sobre o substrato com a desempenadeira dentada. Os cordões resultantes deverão estar bem aderidos, não devendo fluir ou abater-se. A quantidade a ser preparada deve ser suficiente para um período de trabalho de no máximo 2 a 3 horas, levando- se em consideração a habilidade do instalador e as condições climáticas. Após a mistura, a argamassa deve ficar em repouso pelo período de tempo indicado na embalagem, para que ocorram as reações dos aditivos, sendo a seguir reamassada.No caso de preparo manual, utilizar um recipiente plástico ou metálico limpo, para fazer a mistura. Deve-se ter o cuidado para não se adicionar água após a mistura inicial. A argamassa que cair após a aplicação, desde que não esteja contaminada, poderá ser reaproveitada.

No caso de uso da GessoCola.

Esta é uma cola em pó a base de gesso aditivado, para a colagem de elementos pré-moldados de gesso. O GessoCola pode e deve ser aplicado na colagem de pré-moldados de gesso e outros elementos decorativos, fabricados com gesso. Na fixação de placas sobre pré-moldados e/ou com revestimento de gesso e vice- versa. As vantagens são a maior rapidez na execução, excelente trabalhabilidade. Na forma de aplicação: o Gesso Cola pode ser misturado com um misturador portátil (tipo furadeira com agitador especial) ou de forma manual. O Gesso Cola é encontrado em embalagens de 1, 5, 10 e até 20 Kg.

3) COLOCAÇÃO DAS PLACAS

 

O método de aplicação da argamassa colante depende da área da placa a ser assentada. Para peças com área igual ou menor do que 900 cm2, a aplicação da argamassa pode ser feita pelo método convencional, ou seja, a aplicação da argamassa é somente na parede, estando a peça limpa e seca para o assentamento. O posicionamento da peça deve ser tal que garanta contato pleno entre o verso da peça e a argamassa. Para áreas maiores do que 900 cm2, a argamassa deve ser aplicada tanto na parede quanto na própria peça (método da dupla colagem).Os cordões formados nessas duas superfícies devem se cruzar em ângulo de 90º, e a placa deve ser assentada de tal forma que os cordões estejam perpendiculares entre si. Se for usada desempenadeira metálica com dentes semicirculares, o assentamento pode ser feito pelo método convencional.

Instalação pode ser feita: • do chão para o teto, uma fiada de cada vez. • o assentamento em cada placa deve ser feito sempre de baixo para cima, uma fiada de cada vez. As placas devem ser colocadas uma do lado da outra, encostando a suas arestas, sobre os cordões de cola. Nos painéis decorativos em gesso a diferença para o assentamento de azulejos é que entre uma e outra peça não é deixado espaço. O posicionamento da peça é então ajustado e o revestimento é fixado através de um ligeiro movimento de rotação.

4) EXECUÇÃO DAS JUNTAS

 

O preenchimento das juntas de assentamento pode ser iniciado após concluído o assentamento das peças. Nos painéis decorativos em gesso a diferença para o assentamento tradicional de azulejos difere no que diz respeito ao espaço entre as peças, nas de gesso não é deixado espaço, e isso, se deve ao fato de que nos painéis em gesso se busca fazer o rejunte de modo que este não seja visível, depois de pronto e pintado. O rejunte deve ser feito em duas etapas. Na primeira é feito o rejunte das pequenas fendas que ficam entre as placas e na segunda etapa e feito acabamento final do rejunte, retirando toda imperfeição dando aspecto de continuidade ao design da placa formando um painel único e uniforme.

O preenchimento das juntas de assentamento pode ser iniciado após concluído o assentamento das peças. Nos painéis decorativos em gesso a diferença para o assentamento tradicional de azulejos difere entre uma e outra peça, que não é deixado espaço e isso se deve ao fato de que nos painéis em gesso se busca fazer o rejunte de modo que este não seja visível, depois de pronta a pintura. O rejunte deve ser feito em duas etapas. Na primeira é feito o rejunte das pequenas fendas que ficam entre as placas e na segunda etapa é feito acabamento final do rejunte, retirando toda imperfeição e dando continuidade ao design da placa para após a pintura não seja mais possível ver onde começa ou termina esta. Isso dá um aspecto a painel único e uniforme. A argamassa de rejunte deve ser misturada em um recipiente metálico, ou de plástico, limpo, obedecendo as recomendações do fabricante quanto à quantidade de água, até a obtenção de uma mistura homogênea. Após o período de repouso indicado na embalagem do produto, a argamassa deve ser misturada novamente e espalhada nas juntas com auxílio de uma desempenadeira com base de borracha flexível, em movimentos alternados, de modo que ela penetre uniformemente no espaço deixado entre as placas

EQUIPAMENTOS & FERRAMENTAS É muito importante que o instalador, antes de iniciar os trabalhos de colocação das placas, certifique- se de que possui todas as ferramentas e equipamentos essenciais para o assentamento, de forma a poupar tempo e trabalho durante a execução dos serviços. As ferramentas e equipamentos necessários à execução do assentamento das placas decorativas são:

MATERIAIS

Os materiais necessários na execução de uma instalação de um painel decorativo em gesso. • Água A água utilizada deve ser limpa de impurezas. Não deve ser usada água salgada em hipótese alguma. Todos os recipientes destinados a armazenagem ou transporte de água devem estar limpos. • Argamassa colante Argamassa colante “para gesso”, também cimento cola ou argamassa adesiva, é um produto industrializado, utilizado na colocação de peças de revestimento. Os produtos à base de cimento Portland não são apropriados para colagem para suportes de gesso, por isso devese prestar atenção rigorosa que a argamassa seja a indicada

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now