top of page

Técnicas de venda e gestão comercial para fabricantes de placas e instaladores de painéis.

Se você não é um especialista em marketing recomendamos que leia todo este manual e reserve um tempo para refletir sobre as informações aqui colocadas, o sucesso de seu negócio está diretamente relacionado a uma boa gestão comercial.

Esta guia tem o objetivo de ajudar a:

Organizar a ideias de seu negócio.

Servir como apoio na gestão de seu negócio.

Orientar na expansão de seu negócio.

Facilitar a comunicação entre os envolvidos no negócio.

Primeiro defina seu negócio: respondendo para si mesmo as perguntas abaixo.

Qual seria a sua atividade? Exemplo: Fabricação e venda de placas, Fabricação e instalação dos painéis decorativos ou ambos. Defina claramente o que vai você oferecer. Porque você vai oferecer esse serviço ou produto? Qual será a demanda do mercado que ela ira a preencher? Defina claramente qual será a sua atividade para poder focar a sua ação de marketing de forma efetiva.

Faça uma análise do Mercado. Quem serão meus futuros clientes?

Exemplo: se você define trabalhar exclusivamente na fabricação de placas, você poderá querer vender seus produtos para gesseiros, construtoras, lojas de materiais de decoração, lojas de materiais de construção, varejistas e inclusive poderá montar parcerias com diversos comércios com a finalidade de revender o seus produtos. Agora, se você definir trabalhar na construção e instalação dos painéis, seu publico alvo poderá ser pessoas interessadas na decoração da sua casa, arquitetos, construtoras, poderá criar parcerias com lojas de moveis planejados, lojas de decoração, enfim, comércios com potencial para vender seu serviço.

Quantifique o máximo possível os seus potenciais clientes e segmente estes de acordo a suas características, estude eles e seu segmento de mercado detalhadamente, saiba como seu produto ou serviço pode satisfazer alguma necessidade destes. Análise seus concorrentes, produtos concorrentes e propostas de semelhantes. Quem está comprando? O que estão comprando? E porque estão comprando? Faixa de valores que estão praticando e com base nestas informações formule a sua política de preços.

Tendo clara a sua proposta e como seu produto pode satisfazer uma necessidade de mercado, defina quem serão seus clientes alvo.

Estude e analise seus fornecedores, isto será de vital importância no sucesso de seu negócio, devido à estreita relação com a qualidade e características que transfere a seu produto ou serviço.

Há vários fatores que influenciam na seleção de um fornecedor, tais como:

Habilidade técnica, capacidade produtiva, confiabilidade, pós-venda e preço.

Seu Plano de Marketing

Agora você já pode desenvolver a sua estratégia de marketing, você precisará definir como a sua empresa ira ofertar seus produtos ou serviços, nada mais é do que o planejamento das ações de marketing da empresa, buscando alcançar um determinado objetivo – exemplo de objetivos: aumento das vendas, aumento do número de clientes, fidelização dos clientes, etc.

Para isso, se deve ter bem claras as características de seus produtos, sua qualidade, suas utilidades e sua relação com a concorrência.

Analise onde seu cliente se encontra? Como você chegará até ele? Como ele receberá seu produto ou serviço?

Como você fará que seu cliente saiba que você existe e que seu produto ou serviço pode satisfazer as necessidades dele?

Primeiro, devemos fazer que nossos futuros clientes saibam que existimos. Segundo, apresentar corretamente a nossa proposta, como possíveis de satisfazer a sua necessidade.

Para isso, nós sugerimos algumas ações como parte da sua estratégia de captação de clientes.

Vamos separar em dois grupos, o trabalho de campo e o trabalho de mídia.

No trabalho de campo: podemos colocar todas aquelas ações que você precisará fazer para captar um cliente, exemplo: como ligar para uma construtora e marcar uma reunião para apresentar seu produto e assim captar um novo cliente.

As ações de mídia: são aquelas que depois de prontas elas ficam captando clientes sem a necessidade da sua intervenção, exemplo: uma campanha em Facebook onde o interessado visualiza o seu anuncio e através deste é direcionado para seu website, para conhecer seu serviço ou produto e assim concretizar o negócio.

Este material que você acabou de ler, é apenas uma introdução das técnicas de vendas e gestão comercial que preparamos para nossos Parceiros VIP, o arquivo completo está disponível gratuitamente em nossa loja virtual.

Parceiros VIP podem fazer download a partir dos seguintes passos:

  1. Acessar nossa loja virtual;

  2. Fazer login (usuário e senha Parceiro VIP);

  3. No menu, clicar em “Material de Divulgação”;

  4. Clicar no produto “Técnicas de Vendas”.

Se você ainda não é Parceiro VIP e deseja saber mais sobre nossa proposta, clique no link abaixo:


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page